Markup para empresas do Lucro Real – aprenda o que é e como calcular

Não sabe o que é markup e nem como calculá-lo? Veja agora o que é e como as empresas do Lucro Real podem calculá-lo

Como sabemos, precificar um produto levando em conta tudo aquilo que a empresa gasta para levar esse produto ou até mesmo um serviço para o cliente, é de extrema importância para uma estratégia comercial de sucesso.

Dessa forma, o markup precisa ser a referência a se adotar, já que direciona para uma quantia que é compatível com o que seu empreendimento consome de recursos antes mesmo de se fazer negócios. 

Você verá, neste artigo, o que é markup e como fazer o cálculo dele para sua empresa. Acompanhe o conteúdo!

Não deixe de ler também as publicações listadas a seguir:

O que é markup?

É um índice usado para se formar o preço de venda do seu produto ou serviço, que aparecerá na definição do seu custo.

Ainda que não deva ser levado em conta de maneira isolada como base para precificação, ele é considerado um primeiro passado de grande importância.

Após chegado ao valor de um produto ou serviço usando como base o markup, se esse preço se mostrar não compatível com a média de mercado, poderá indicar que alguma coisa em sua dinâmica de produção precisará ser corrigida.

Podemos tomar como exemplo disso o gasto com fornecedores, um dado fundamental para definir quanto seu produto ou serviço custa para ser posto à venda.

Tenha sempre no horizonte que o processo de precificação precisa ser feito pondo os agentes externos na balança.

E quais são eles? Concorrência, taxa de juros e indicadores macroeconômicos.

Isso impedirá que os produtos e serviços sejam vendidos sem levar em conta a capacidade de compra do seu cliente, o que seria, obviamente, uma falha.

Porém, tenha atenção: ainda que seja ele que pagará a conta no final, há limites que precisam ser vistos.

Se o seu produto ou serviço é muito caro, ele não terá poucos ou nenhum comprador. Já aqueles baratos demais comprometem a saúde da sua empresa no longo prazo, porque tornam o lucro muito baixo.

Descubra como calcular o markup 

Chegou a hora de fazer o cálculo do seu markup na prática.

Determine, inicialmente:

  • Despesas Fixas (DP) = 15
  • Despesas Variáveis (DV) = 17
  • Margem de Lucro, ou Lucro Presumido (ML) = 19.

Com essas informações em mãos, é chegada a hora de aplicá-las nessa fórmula para chegar ao markup:

Markup = 100/100 – (DF + DV + ML)

Usando nosso exemplo, vamos colocar os números dentro da fórmula, para então chegarmos ao índice de markup.

  • Markup = 100/100 – (15 + 17 + 19)
  • Markup = 100/100 – 51
  • Markup = 100/49
  • Markup = 2,04.

Vamos usar esse índice para calcular o preço de venda.

Para simplificarmos, imaginemos um produto que tem como Custo de produção (CP) com mão de obra e matéria-prima é de R$45.

  • Preço de Venda = CP x Markup
  • PV = 45 x 2,04
  • PV = R$ 91,83

Conseguiu entender como funciona?

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Confio que este artigo a respeito da fórmula Markup foi útil para você. Lucrar com a precificação é essencial para que as empresas se mantenham operando por muito tempo.

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