E-social simplificado: entenda a importância de realizar em sua empresa do Lucro Real
Conheça o e-Social simplificado e entenda qual a eficiência dessa ferramenta para sua empresa do Lucro Real
O e-Social veio para simplificar o processo de escrituração de obrigações fiscais, prevista na Lei nº 13.874/2019 e pretende auxiliar as empresas a fim de se manterem em dia com as normas da Receita Federal.
Contudo, é preciso estar atento e entender o porquê dessa ferramenta ser tão importante para uma empresa do Lucro Real e quais são as principais questões do e-Social.
Pensando em facilitar o entendimento dessa função, separamos algumas informações nesse artigo, que podem ajudar no momento de elaboração em sua empresa. Confira.
O que é o e-Social e qual sua importância em uma empresa do Lucro Real?
O e-Social simplificado nada mais é do que uma plataforma digital criada pelo Governo Federal para facilitar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelas empresas.
Ele foi constituído para substituir as diversas obrigações acessórias que antes eram enviadas separadamente, como a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Com o e-Social simplificado, as empresas passam a enviar todas essas informações em um único sistema, desburocratizando o processo de envio e garantindo mais segurança na transmissão das informações.
Além disso, a ferramenta permite uma maior fiscalização por parte da Receita Federal, uma vez que todas as averiguações são armazenadas em um único banco de dados e podem ser acessadas pelos órgãos fiscalizadores de forma mais eficiente.
Para as empresas do Lucro Real, é crucial a utilização do e-Social simplificado, principalmente pela possibilidade de garantir o cumprimento de todas as obrigações fiscais e trabalhistas.
Essas empresas possuem uma estrutura complexa e envolvem mais colaboradores, dessa forma, o e-Social simplificado pode ajudar a evitar erros e problemas na hora de enviar as informações obrigatórias, o que pode resultar em multas e penalidades por parte da Receita.
Entenda sobre as obrigações acessórias de empresas do Lucro Real, acessando abaixo:
Afinal, o que deve ser apresentado no e-Social simplificado?
A empresa do Lucro Real deve informar no eSocial simplificado todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais referentes aos seus funcionários e à sua operação. Dentre as informações que devem ser enviadas, destacam-se:
- Dados cadastrais dos funcionários;
- Admissões e demissões;
- Remuneração;
- Férias dos funcionários;
- Tempo de serviço (FGTS);
- Folha de pagamento;
- Segurança e saúde do trabalho.
Além das informações citadas acima, a empresa do Lucro Real também deve informar outras obrigações acessórias relacionadas ao seu negócio, como a emissão de nota fiscal eletrônica, por exemplo.
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O cumprimento dessa obrigação fiscal é essencial para manter a empresa em dia com as questões estabelecidas pela Receita Federal, e a não realização de seus prazos pode ocasionar problemas como multas a sua empresa.
Sendo assim, é de grande importância que busque meios e estratégias para evitar que essas dificuldades aconteçam.
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